
Enem 2025: Dicas para se destacar na prova
Coordenadora pedagógica da Rede Enem apresenta dicas práticas para alunos enfrentarem a reta final com confiança e equilíbrio
A menos de 70 dias para o Enem 2025, milhões de estudantes intensificam a preparação para o exame que pode definir o futuro acadêmico. Segundo dados do Inep, mais de 3,9 milhões de candidatos realizaram o Enem em 2024, o que consolida o exame como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. O grande desafio, especialmente para os alunos do Ensino Médio, está em equilibrar a rotina escolar com os estudos para o Enem, sem comprometer o desempenho ou a saúde emocional.
Juliana Evelyn dos Santos, coordenadora pedagógica da Rede Enem, lembra que o segredo está na organização e constância. “as palavras-chave para conciliar esses dois grandes objetivos são organização, constância e treino. O ideal é que cada estudante monte seu cronograma semanal de estudos, distribuindo as matérias que ele irá estudar e revisar de maneira equilibrada, intercalando matérias mais fáceis com aquelas que ele tem mais dificuldade”.
Pensando nessa reta final, a profissional responsável pela curadoria do conteúdo pedagógico da Rede Enem, uma das principais plataformas de educação digital gratuita para preparação do Exame Nacional do Ensino Médio, dá 5 dicas para os alunos se prepararem:
- Organize um cronograma realista: Planeje os estudos semanalmente. Intercale conteúdos mais fáceis com os mais desafiadores e inclua períodos de descanso, exercícios físicos e lazer para evitar o esgotamento mental.
- Foque no que mais cai na prova: Revisar os conteúdos mais cobrados no Enem ajuda a direcionar os esforços de maneira eficiente. Além disso, buscar sanar dúvidas ao longo do caminho otimiza o aprendizado.
- Aproveite as aulas regulares: Ver as aulas da escola como uma extensão da preparação para o Enem é um diferencial. “O estudante deve organizar seu cronograma de modo que revise e faça exercícios dos conteúdos vistos na escola e intercale com os pontos importantes de revisão, como os conteúdos que mais caem em cada disciplina no Enem”, recomenda Juliana.
- Pratique simulados: Realizar simulados ajuda os estudantes a treinar o tempo e a resolver questões no estilo do Enem. Essa prática também auxilia na familiarização com o formato da prova e fortalece a resistência mental.
- Cuide da saúde física e emocional: Dormir bem, manter uma boa alimentação e praticar atividades físicas são tão importantes quanto estudar. Dedicar tempo ao lazer também é essencial para recarregar as energias e reduzir o estresse.
A mestra e doutoranda em Educação reforça que o exame exige mais do que apenas conhecimento técnico. “O estudante deve organizar seu cronograma de modo que revise e faça exercícios dos conteúdos vistos na escola e intercale com os pontos importantes de revisão, como os conteúdos que mais caem em cada disciplina no Enem.” conclui a especialista da Rede Enem.
Para saber mais sobre a Rede Enem acesse: https://redeenem.com.br/
GABRIELA RODRIGUES 11993869509 [email protected]