Confira agora como acessar o resultado do Enem 2025
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem conferir suas notas, com o resultado tendo sido divulgado nesta sexta-feira (16), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A edição de 2025 do Enem contou com 4,8 milhões de inscritos, registrando 72% de presença nos dois dias de prova, segundo dados do balanço da aplicação.
As notas individuais estão disponíveis na Página do Participante, onde é possível conferir tanto a nota da redação (que varia de zero a mil pontos) quanto a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas. Para os chamados treineiros, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será publicado em até 60 dias após a divulgação do resultado.
Com os resultados do exame, os participantes poderão concorrer a vagas em instituições de educação superior públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com inscrições abertas de 19 a 23 de janeiro; tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), no período de 26 a 29 de janeiro; ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A inscrição no Sisu não exige o envio prévio de documentos. No entanto, os selecionados deverão observar os prazos e requisitos, bem como apresentar a documentação solicitada pela instituição de educação superior no momento da matrícula.
Os participantes do Enem 2025 que atendem aos critérios estabelecidos e desejam utilizar o exame para fins de certificação de conclusão do ensino médio devem ficar atentos aos prazos para solicitar o certificado junto às instituições certificadoras, por meio do portal do Inep.
Para obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem, é necessário ter indicado essa finalidade no momento da inscrição e alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento, além de obter, pelo menos, 500 na redação.
A edição de 2025 do exame foi aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o território nacional. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas ocorreram nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).
No primeiro dia, os candidatos responderam às provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia de aplicação, as questões eram de matemática e ciências da natureza.
Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, do Prouni e do Fies. Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos.
Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) está ofertando um total de 6.408 vagas neste ano, por meio do processo seletivo do Sisu. As vagas estão distribuídas em 110 cursos de graduação, na modalidade presencial, espalhados em campi localizados em Fortaleza, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral. As inscrições são gratuitas e estarão abertas na próxima semana, de 19 a 23 de janeiro de 2026, via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Conforme divulgado pelo MEC, assim como em 2025, esta edição terá somente uma etapa de inscrição, com vagas disponibilizadas nos dois semestres pelas instituições participantes. Os interessados poderão se inscrever em até duas opções de curso.
O resultado da Chamada Regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Após a divulgação, os candidatos selecionados deverão realizar a solicitação de matrícula na própria universidade. Na UFC, deverá ser feita pelo Portal do Candidato disponibilizado pela instituição. As datas desta etapa serão divulgadas juntamente com o edital do Sisu na UFC, previsto para janeiro do próximo ano, bem como as demais informações sobre a Lista de Espera e Banco de Suplentes.
O Edital nº 29/2025, que dispõe sobre o cronograma e os critérios do processo seletivo do Sisu 2026 para ocupação de vagas em instituições de ensino superior públicas do Brasil, foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 23 de dezembro e pode ser acessado por meio deste link.
