Ministro Camilo Santana anuncia aumento real do piso salarial dos professores em 2026
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), declarou hoje que o piso salarial dos professores da educação básica terá um reajuste acima da inflação em 2026. De acordo com ele, o Governo Federal pretende modificar o atual modelo de cálculo, que resultaria em um aumento considerado baixo para a categoria.
A afirmação foi feita em um vídeo divulgado nas redes sociais após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Fernando Haddad, da Fazenda. O ministro ressaltou que as alterações devem ser anunciadas ainda neste mês e formalizadas por meio de uma medida provisória.
“A regra atual resultaria em apenas 0,37% de aumento para os professores. Isso não é aceitável”, afirmou Camilo. Ele enfatizou que o valor do piso do magistério é determinado por uma lei aprovada em 2008, mas que a situação atual demanda uma revisão do cálculo para garantir um aumento real aos profissionais da educação.
Camilo Santana destacou que a valorização dos professores passa pela melhoria salarial. “É fundamental reconhecer e valorizar o trabalho dos professores”, afirmou. O objetivo do governo é garantir um reajuste que supere a inflação prevista para o período.
Espera-se que as novas regras sejam anunciadas até o dia 15 de janeiro. “Temos até este mês para anunciar. Queremos, até meados de janeiro, por volta do dia quinze, divulgar as mudanças”, explicou o ministro, acrescentando que a mudança dependerá de uma medida provisória para ter validade imediata.
O atual formato de reajuste do piso tem sido criticado por entidades representativas da categoria, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que defende mecanismos que garantam aumentos reais anualmente. Camilo concluiu sua mensagem dirigindo-se aos educadores: “Quero deixar claro para todos os professores deste país que em breve o presidente Lula estará anunciando mudanças em relação a este cálculo e ao novo percentual de reajuste para os professores de todo o Brasil”.
Leia também | Fortaleza inicia campanha de atualização do cadastro habitacional para programa Minha Casa, Minha Vida
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
