Tragédia na Praia de Canoa Quebrada: Idoso perde a vida após se afogar
Um idoso de 65 anos morreu afogado na praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, no litoral do Ceará, neste domingo (18). Agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) chegaram a ser acionados e socorreram o homem e fizeram primeiros socorros, mas ele teve que ser levado a uma unidade de saúde, onde foi a óbito.
A ocorrência ainda contou com atuação de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Guarda Municipal de Aracati e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que se dirigiram ao local.
“Foram realizados primeiros socorros, manobras de reanimação, oxigenoterapia e uso do DEA [Desfibrilador Externo Automático]”, pontuou em pronunciamento a 5ª CIA / 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM) do Corpo de Bombeiros.
Em nota enviada ao GCMAIS, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apura as circunstâncias da morte. Informa ainda que as equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros colheram informações que deverão orientar as investigações sobre o caso. “Somente após o laudo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) será possível confirmar a causa da morte”, ressalta a Secretaria.
A Delegacia de Polícia Civil de Aracati é a unidade da PCCE que investiga o caso. As apurações devem seguir, para determinar como se deu o incidente.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Anteriores
Outras ocorrências de afogamento já terminaram em morte em 2026, no Ceará. Um jovem de 18 anos identificado como Gustavo, morador de Meruoca, morreu afogado na praia de Icaraizinho de Amontada, no litoral oeste do Ceará. Ele participava de uma excursão quando decidiu entrar no mar – segundo testemunhas, o rapaz começou a se afogar, gerando correria entre os banhistas presentes. Equipes de resgate foram acionadas imediatamente, mas, apesar do esforço dos profissionais e da ajuda de pessoas que estavam na praia, Gustavo não resistiu e foi a óbito no local.
No primeiro dia do ano, na praia de Icaraí, município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), uma mulher também morreu afogada. Conforme informado por pessoas que estavam no local, a mulher foi vista já boiando, quando foi socorrida pelos presentes. Um médico que estava no local chegou a atuar para tentar reanimá-la até a chegada dos socorristas do Samu, que apareceram em seguida. Ela, no entanto, não resistiu e foi a óbito.
